Prefeitura presta contas à Câmara Municipal

A consultora contábil Geneci Martins de Moura apresentou, no dia 29 de setembro, aos membros da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Bambuí, dados da atual gestão municipal, referentes aos primeiros oito meses de 2017. Estiveram presentes os vereadores Édson Costa e Robson Frazão, bem como o prefeito Olívio Teixeira.

Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, nessa segunda audiência pública houve a demonstração do cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente.

Segundo Martins, “no período obtivemos superávit nas duas análises, o que, através de uma comparação simples e direta entre receita e despesa, mostra que o Município precisa manter mecanismos de controle da despesa, já que estamos vivendo a nível nacional uma crise econômica e política. Ao obter um resultado primário positivo (superávit) demonstra que não dependemos, neste momento, de recursos de terceiros para cobertura de nossas despesas, bem como, que temos mantido o pagamento das nossas dívidas de longo prazo em dia”.

A receita no segundo quadrimestre foi de R$ 34.299.209,13, frente a uma projeção de R$ 36.854.373,37, ou seja, foi mantido um déficit no patamar de R$ 2.555.164,24. Entretanto, foi obtida uma redução significativa deste déficit, que era de 12,76% no primeiro quadrimestre e foi para 6,93% no segundo quadrimestre. Segundo informações da consultora, o déficit de realização da receita se deve à falta de repasses previstos, a serem realizados pela União e pelo Estado.

A aplicação de recursos em áreas obrigatórias foi a seguinte: no ensino e educação, o percentual foi de 25,01% (é obrigatória a aplicação de 25%); na saúde, o índice chegou a 20,44% (sendo obrigatório 15%).

Fonte: Informações da Prefeitura Municipal de Bambuí

CÂMARA MUNICIPAL DE BAMBUÍ-MG
Rua Capitão Joaquim Eliziário Andrade de Magalhães, 112 - Centro - Bambuí- Minas Gerais - CEP: 38900-000
Fone: (37) 3431-1070 / (37) 3431-2307 - E-mail: contato@camarabambui.mg.gov.br