Estudantes também vão desenvolver um Projeto Social voltado à educação legislativa no município.
A Câmara Municipal de Bambuí cedeu dois de seus estagiários para reforçar a equipe da Delegacia da Polícia Civil de Bambuí. Além de terem a oportunidade de acompanhar e aprender com o trabalho da equipe técnica da instituição, os estudantes devem desenvolver, sob coordenação e supervisão da Câmara e da Secretaria Municipal de Educação, um projeto social em benefício da educação legislativa nas escolas da rede municipal de ensino de Bambuí.
Daniel Flores e Giovanna Moreira, ambos alunos do curso de Administração no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí, foram recebidos pela Vice-Presidente da Câmara e Presidente em exercício, vereadora Priscila Cristina Pedro de Oliveira Cardoso, e pela Delegada Drª Cláudia Cipullo Oliveira.
Com dois funcionários afastados de suas funções devido a testes positivos para COVID-19, a Delegada agradeceu pelo apoio acadêmico dos universitários ao trabalho da Polícia Civil. “Em nome da Instituição, gostaria de agradecer ao Presidente da Câmara, Anderson Miguel, à Vice-Presidente Priscila, assim como a todos os vereadores, pelo empenho na cessão dos estagiários. Pretendemos dar todo o suporte para que eles consigam absorver o máximo de conhecimento do nosso dia a dia, para somar às suas experiências profissionais. A contribuição deles será de extrema importância e acredito que, no final, os frutos desta parceria irão beneficiar os principais interessados, a população de Bambuí”, disse Drª Cláudia.
Na ocasião, também foram explicados os procedimentos, horários e a importância da ética, sigilo e confiança para o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, entidade renomada que tem como principal função investigar todos os crimes que acontecem no Estado e garantir o cumprimento da lei, fiscalizando e cumprindo mandados judiciais. Já os estudantes de Administração terão a oportunidade de aplicar os conteúdos aprendidos durante o curso no setor administrativo da Delegacia. Dentre as disciplinas estudadas por eles, estão noções de Direito Público, Constitucional, Civil, Administrativo e Penal. No geral, as matérias garantem ao estudante o conhecimento da análise das situações jurídicas, identificando a sua origem disciplinar para pesquisa e tomada de decisões administrativas.
Também presente na recepção dos universitários, a Vice-Presidente da Câmara Priscila enfatizou como a ética e o sigilo são cruciais para a execução do trabalho na Polícia Civil. “Trabalhei na Delegacia como Jovem Aprendiz, o que contribuiu muito para minha trajetória profissional. O que aconselho é que os alunos aproveitem ao máximo todo o conhecimento da entidade, sempre com muito comprometimento com os valores éticos”, afirmou a vereadora.
Com carga horária de 6h diárias, os estagiários devem dedicar 2h a um projeto social que será supervisionado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bambuí, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, em prol da rede municipal de ensino. Os estudantes devem apresentar propostas de ações educativas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes na construção de uma sociedade mais justa e ética.